Como funciona o cálculo dos Correios?

Nós entendemos que alguns usuários, principalmente os mais novos, têm dificuldade de entender quando acontece uma diferença de valor que gera uma cobrança posterior à postagem. Por isso, vamos te explicar direitinho como definir corretamente o valor do frete que será calculado.

É importante preencher certinho as dimensões da encomenda que será postada, e caso ocorra alguma alteração, os Correios nos informam e nós apenas repassamos o valor da diferença aos nossos clientes.

Os Correios consideram dois tipos de peso: peso real X peso cúbico

O peso físico real é a primeira referência para cálculo, e corresponde ao peso total do objeto e da embalagem.

O peso cúbico é calculado da forma (C x L x A) / 6.000.

A = Altura do objeto em centímetros

L = Largura do objeto em centímetros

C = Comprimento do objeto em centímetros

6.000 = Coeficiente resultante da relação entre peso e volume mais adequada.

Mas, uma informação importante é: quando o peso cúbico do seu pacote ultrapassar 10 kg, deve-se comparar ao peso real, considerando sempre o de maior resultado.

Exemplo 1: 

Se a sua encomenda tem dimensões de 43 cm, 60 cm e 15 cm, o peso físico é de 9kg. Fazendo o cálculo (43 x 60 x 15 / 6.000), temos o peso cúbico de 6,45kg. Então, considera-se o peso físico real de 9 kg

Exemplo 2:

Caso o seu pacote tenha as dimensões de 50 cm, 30 cm, 52 cm e o peso físico 14kg, aplicando a fórmula (50 x 30 x 52 / 6.000) o peso cúbico é de 13kg. Mas, por ser maior que 10 kg, é preciso comparar o valor ao peso real e é considerado o maior. Então, nesse caso, será cobrado o valor de 14kg.

Exemplo 3:

A encomenda com as dimensões de 45 cm, 28 cm e 50 cm, tem o peso físico de 15 kg. Usando o cálculo (45 x 28 x 50 / 6.000), temos o peso cúbico de 10,5 kg. Assim, o peso de maior valor será de 15 kg.

É importante lembrar que o cálculo do frete não é tão fácil de entender. Mas você pode tirar suas dúvidas no do site dos Correios: https://www.correios.com.br/enviar/precisa-de-ajuda/arquivos/contratos-formalizados-ate-fevereiro-de-2020/anexo-limite-de-dimensoes-e-de-pesos/view e fazer as consultas necessárias para preencher corretamente em nosso app

Essa informação foi útil?